08 julho 2014

Projeto Rapunzel: Cronograma Capilar!

Oi amores!
" Talita, que diaxo é cronograma capilar?" Cronograma capilar é um ciclo de cuidados semanais, fechando um mês - ou seja, 4 semanas - onde o intuito é oferecer ao cabelo tudo o que ele precisa para ficar saudável.
Encontrei isso em um site. Então, vou colar exatamente o documento disponibilizado lá, sobre o funcionamento/passo-a-passo:

"Cronograma capilar  é uma forma de tratamento de cabelo que vai durar o tempo determinado por você e que leva quase 1 mês para completar um ciclo. Enquanto fazer o cronograma deve evitar fazer química como progressivas e colorações, deixe para a ultima semana antes da reconstrução e com o cabelo hidratado e nutrido.

Pra dar inicio tem que primeiro entender um pouco do que seu cabelo precisa (veja Diagnóstico Capilar), depois vamos precisar de produtos para as fases do cronograma, produtos hidratantes, nutritivos e reconstrutores. Também vai ter que conhecer os produtos que você tem em casa (nem tudo que se fala na embalagem é o que o produto faz), e vai ter que descobrir o que eles podem fazer por você, nem tudo que hidrata, nutre, e nem toda reconstrução faz isso mesmo pelo fio nesse caso vamos precisar entender os componentes dos produtos e como eles reagem no seu fio...

Agora sim, vamos colocar eles no nosso cronograma.

Hidratação: que é a  reposição hídrica, aqui vamos repor a água perdida no cabelo, isso é um fator muito importante para mantê-lo saudável. A linha de produtos mesmo que não seja da mesma marca deve ser do mesmo gênero: hidratantes, isso inclui os restauradores e hidratantes como ampola e flaconetes.

Ingredientes das mascaras hidratantes: Extrato de algas, Panthenol, Aloe Vera, Vitaminas, Bepantol, Chocolate, mel, geléia real etc. 




Nutrição: reposição lipídica, aqui uma mascara comum pode ser acrescida de ativo para nutrir o cabelo como ampolas de vitaminas assim elas também são mais potentes. Normalmente as mascaras com muito nutrientes são mais fortes do que uma simples mascara de hidratação.

 Ingredientes mais comuns: Proteínas hidrolisadas, como proteínas do leite,trigo, seda, aveia, etc.. ceramidas, óleo de coco, semente de uva, girassol, baleia, manteiga de karité, cacau, cupuaçu, (atualizando : Cisteína e Creatina),etc .



Reconstrução: reposição proteica, essa é a hora importante de identificar o que seu cabelo precisa, se ainda esta com frizz, poroso, ressecado, queda, quebra, etc.

Ingredientes importantes: Queratina (Seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina), colágeno. 

A reconstrução pode ser acrescida de queratina liquida, ou ampolas de queratina junto a sua mascara ou após o shampoo conforme for o uso dela pelo fabricante, a reconstrução com queratina é melhor para cabelos que estão com queda, sem justificativa, extremamente danificados por químicas, descoloração, opacos e sem vida, emborrachados, frágeis.

Reparar o cabelo como um todo: As pontas dos cabelos, se ressecados, com pontas duplas e sem vida, devem ser tratadas com óleos, de argan, de coco, de macadâmia, geléia real,  deixa-las nutridas durante o tratamento é essencial eindispensável.

- A limpeza a cada 15 dias com anti-resíduo é essencial e dará mais força no tratamento para o novo ciclo.

- A sequência de produtos utilizados durante a semana, será um dia de lavagem e um dia não, vi outros cronogramas que as meninas ficam 2 ou mais dias sem lavar os fios, assim na sequência de lavagem na semana fará seu ciclo de acordo com o que seu cabelo precisa.

- As tinturas, banhos de brilho e matizações vou deixar pra fazer sempre após a hidratação e antes da reconstrução.

Como vou fazer o meu cronograma (minha nova tabela)

1ªsemana: H,N,R

2ªsemana: H,N,R

3ªsemana: H,N,R

4ªsemana: H,N, Cauterização.

Inicia um novo ciclo, e assim sucessivamente

Dicas:

- O ciclo não deve começar por reconstrução porque antes disso seu cabelo precisa estar hidratado;

- As hidratações devem seguir no tempo que manda o fabricante, mas vou fazer minha sequência de hidratações com 10 minutos com touca laminada;

- Se lava o cabelo todo dia não é necessário a semana inteira utilizar mascara capilar, a não ser que queira, pode usar só shampoo e condicionador hidratantes, seguido no pós lavagem com leave-in, que deve ser usado diariamente;Pode fazer uma pausa de 48 horas depois de hidratar e reconstruir, opcional;

- Fazendo o seu cronograma capilar é necessário sempre proteger o cabelo de secador e chapinha usando thermo protetores;

- Aos poucos você vai perceber do que o cabelo precisa e assim pode esticar a semana só com hidratações e as reconstruções você pode diminuir dependendo das químicas que faz e se são sucessivas;

- Cabelos muito danificados, crespos e extremamente ressecados podem precisar de umectação com óleos vegetais PUROS, livres de silicones.

Post por Lucy Viana e Flavia Landi

Editado por: Diana Lee, Giovanna Dal Bom."



O esquema é bem fácil! É só se acostumar!


Essas "tabelinhas" me ajudaram bastante! Querem ver como esta melhorando? Olha a foto abaixo:
 

Notam no brilho? Alem do brilho, eles ficam suuuper macios! Em breve vou fazer um post mostrando o que estou usando nos meus "filhos" *----*
Um suuper beijo!
:*



Um comentário:

  1. Que máximo, seu cabelo realmente mudou!

    Beijos!

    bloggarotaunica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oi!♥
Comente sempre! Seja um membro ativo!
Amo responder comentários!